Podcast: conteúdo e entretenimento gratuito
Você tem costume de ouvir podcast? Nunca ouviu falar de um? Não se sinta só, muita gente também não sabe o que é. Nesse post você vai encontrar algumas sugestões que vão fazer sua imaginação ir longe e podem contribuir com o seu intelecto! Diversão garantida.
Podcast pode acontecer de diversas maneiras mas de preferência que o bate-papo aconteça em um ambiente sem muita interferência sonora. Da pra fazer até mesmo pelo skype, gravado pelo captador de voz no seu celular ou por meio de microfones. Após ter o áudio dessa discussão/conversa ou narração gravados, chega a hora de editar esse material que vai ficar disponível em um site ou blog.
Você pode ouvir por lá mesmo, ou também baixar e pronto, você tem um podcast disponível para ouvir como e onde preferir. É informação direto no seu ouvido, ideal para quem não tem muito tempo disponível para dar a atenção que um livro exige.
Esse é um ótimo meio para se aprofundar em algum tema ao mesmo tempo em que executa alguma outra tarefa como quando está parado no trânsito, descansando em casa, fazendo academia ou nas horas de tédio.
Esse é um ótimo meio para se aprofundar em algum tema ao mesmo tempo em que executa alguma outra tarefa como quando está parado no trânsito, descansando em casa, fazendo academia ou nas horas de tédio.
No seminário da pós-graduação fui apresentado ao Projeto Humanos pelo Ivan Mizanzuk que é o anfitrião do AntiCast, uma rede de podcasts e na hora saquei, ta aí: mais cultura acessível!
TESOURO AQUI!
PROJETO HUMANOS/ ANTICAST
O Projeto Humanos é uma produção do AntiCast que é uma espécie de central de podcasts focados em história, política e artes. Tem um tom questionador e crítico, por esse motivo provoca um monte de bapho contextualizado em redes sociais como o Twitter e Facebook!
É diversão garantida acompanhar a gritaria e tiroteio que eles causam por lá também, siga-os por aqui: Twitter AntiCast.
Dentre as diversas linhas dos podcasts disponível no site do AntiCast, o Projeto Humanos foi o que mais me chamou a atenção, ele conta com 4 temporadas muito bem elaboradas e percebemos o aprofundamento da pesquisa em cada temporada. As histórias no Projeto Humanos são por vezes emocionantes e te transportam para um lugar que você ainda não foi!
Tive a sensação de estar lendo um livro o tempo todo em que ouvia um episódio, como não há suporte imagético naquela mídia, automaticamente você passa a construir o tempo e espaço para as confissões dos personagens. Você transita entre uma emocionante radionovela e um documentário, elementos que combinados deixam o ouvinte fisgados naquela atmosfera. Você vislumbra rostos, paisagens, situações em que a conversa acontece, tudo isso bem amarrado a uma trilha sonora sutil e elegante! Diversão garantida.
CASO EVANDRO talvez a mais polêmica de todas as temporadas do Projeto Humanos estava prevista para estrear no dia 28 de agosto. Um projeto jornalístico necessário e ousado que infelizmente teve sua estreia adiada por burocracias jurídicas envolvendo uma das pessoas que participaram das entrevistas durante o processo de pesquisa que levou pelo menos 2 anos.
Acho que todo Curitibano maior de 30 anos deve lembrar da história do menino que desapareceu em Guaratuba vítima de magia negra? Eu lembro e até hoje e essa história arranca arrepios, principalmente por que não é ficção!!!!!
A história sempre foi muito manipulada pela mídia que influenciada por políticos que se atravessaram nos processos criminais e tudo virou um grande caldeirão de fatos macabros. O Ivan ficou mergulhado nessa sopa durante 2 anos, desatou alguns nós e parece ter esclarecido bastante coisa, a temporada promete ser alucinante. É o levantamento de uma história que aconteceu a 25 anos e mesmo mal contada, ainda provoca mal estar!
Em um episódio especial conta que está um pouco frustrado por conta do adiamento desse projeto, mas também conta que assim o projeto pode ficar mais redondo e lapidado enquanto aguarda o momento mais oportuno para o lançamento da obra.
Oremos para que o lançamento aconteça o quanto antes.
CASO EVANDRO, ainda não tem data de lançamento, possivelmente estreia ano que vem! Enquanto esperamos ansiosamente a estreia dessa história macabra motivada por ambição, você pode acompanhar as outras 4 temporadas geniais que estão disponíveis no site do projeto, clica nos links abaixo para ouvi-las.
"As Filhas da Guerra, primeira temporada do Projeto Humanos, conta a história de Lili Jaffe, uma iugoslava judia que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz e escreveu um diário sobre suas experiências lá. Este diário foi publicado no livro O que os Cegos Estão Sonhando?, lançado em 2012 pela Editora 34, graças à sua filha, a escritora Noemi Jaffe."
O Coração do Mundo é a segunda temporada do Projeto Humanos. Composta por 14 episódios, buscou contar histórias de brasileiros e refugiados que se envolveram com conflitos no Oriente Médio, desde o 11 de Setembro até a Guerra da Síria.
A terceira temporada do Projeto Humanos, O que faz um Herói?, serviu para coroar todos os que passaram pelo treinamento que os interessados em produzir podcasts storytelling começaram no final de 2015. Se nos programas de Crônicas eles exercitaram como contar uma história através de suas próprias vozes, nesta etapa eles desenvolveram a habilidade de trabalhar com as vozes de outros personagens.
No hiato entre a primeira e segunda temporadas do Projeto Humanos, Ivan Mizanzuk realizou um treinamento com candidatos a colaboradores, ensinando técnicas de gravação, entrevista, storytelling e edição para narrativas. As crônicas aqui presentes são o resultado de uma das etapas do treinamento, que aconteceu no final do ano de 2015.
Anticast - Ouça Aqui!
O Anticast é um site que conta com diversos podcasts, é muito bem desenhado e os temas dos podcasts apesar de serem variados, dialogam de certa maneira. Não deixe de pesquisar e conhecer podcasts com temas importantes para você, esses canais além de te deixar por dentro de assuntos importantes vão estimular a sua imaginação.
Compartilha coisa boa na Internet! Siga a gente nas redes sociais!!!
Twitter: https://twitter.com/blogbocabendita
Comentários
Postar um comentário