Review: Ferrugem de Aly Muritiba
SEM SPOILERS
Giovanni Di Lorenzi e Pedro Inoue em cena de FERRUGEM |
A direção é do Aly Muritiba, que elimina da obra qualquer resquício de filme comercial/clichê com temática adolescente e também em qualquer longa co-produzido pela Globofilmes.
Tifanny Dopke em cena no filme Ferrugem |
Esse é um daqueles em que a arte se faz presente de maneira que a história se completa na subjetividade e no olhar cinematográfico, como na cena com o vidro embaçado no carro onde em um plano sequência, que parece ter sido um improviso orgânico (no melhor sentido que isso possa parecer) e fala tanto sobre a situação da cena que minha vontade era de levantar e aplaudir em cena aberta.
Henrique Diaz e Clarissa Kiste em cena de Ferrugem |
O desenho de som nos injeta nas crises dos personagens, deixando-nos reféns de suas angústias, um toque de mestre que torna o filme uma experiência imersiva.
Sem falar de outras magníficas cenas em plano sequência como quando os dois antagonistas travam uma briga, de frente pro mar. Fotografia impecável e diálogos inseridos em cena com conta gotas. O elenco segura bem o peso do drama que vai se instalando aos poucos pra nunca mais ir embora.
Para além da qualidade técnica do filme, há ali algo valioso: o tema que ele aborda, urgente e recorrente nos dias de hoje, que são o pesadelo da era pós internética, o compartilhamento de vídeos íntimos e como podem afetar a vida de alguém.
O longa ocupa uma lacuna importante em nossa sociedade: a educação digital.
Pouco se fala sobre a importância de saber se proteger na internet e o risco que estamos correndo diariamente. A importância de educar nossos "centennials" e "millenials" á entender o perigo que a super exposição na a internet pode provocar e os danos irreparáveis por descuidos infantis.
Giavanni Di Loreni e Clarissa Kiste |
Intimidades expostas, carreiras destruídas e contas saqueadas, são alguns dos diversos problemas sociais e emocionais causados por gente que usa a internet com má intenção e de outros que não sabem e precisa aprender a se defender no universo online.
Esses acontecimentos são relativamente recentes em nossa sociedade, por esse motivo se faz urgente educar para que as próximas gerações saibam se defender e evitar esse tipo de situação.
No filme o cinema cumpre o papel de cinema: fazer um reflexo da contemporaneidade. Não é a toa que levou os 4 principais prêmios no Festival de Gramado incluindo o de Melhor Filme.
"Ferrugem" estreia dia 31 de Agosto nas salas de cinema de arte. A direção é de Aly Muritiba, o roteiro é de Aly Muritiba e Jessica Candal.
Os valores são bem mais baratos que os filmes de salas comerciais por aí! Você precisa ir ao CINEMA ver esse filmão!
Parabéns a todos pelo lindo trabalho e especialmente ao meu querido amigo de tantas histórias, Pedro Inoue que brilha muito como de costume.
O site oficial do filme é especialmente bacana, tem dicas de como procurar ajuda caso isso tenha acontecido com você, dicas de como ajudar e como evitar, além é claro de saber em qual cinema passa na sua cidade.
Comentários
Postar um comentário