Gastromotiva: projeto social com formação técnica gratuita

O projeto acontece nos principais centros urbanos do país, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e agora Curitiba que tem as INSCRIÇÕES ABERTAS!!! Se você conhece alguém que precisa de formação técnica gratuita e se interessa por cozinha, não deixe de compartilhar esse post!!!!

"A Gastromotiva tem como essência promover a transformação social por meio da gastronomia."

Gastromotiva


Com esse lema poderoso, o projeto tem transformado a vida de muitas pessoas que estão em desvantagem diante de alguns privilegiados em nossa sociedade, capacitando-as para trabalhar com aquilo que de um jeito ou de outro todos nós amamos: a gastronomia! 

A professora Ana Paula Maltauro Barddal, que é a coordenadora da Gastromotiva aqui em Curitiba, me passou essas preciosas informações.

O que é? E para quem é destinado o curso de capacitação? 

A Gastromotiva é uma ONG que disponibiliza cursos de auxiliar de cozinha para pessoas em vulnerabilidade social, esse é o prato principal da Gastromotiva: transformar a vida de inúmeros jovens que são apaixonados por cozinha, cuja renda familiar é de até 3 salários mínimos. Fundada pelo curitibano David Hertz há mais de 10 anos, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, África do Sul e, desde agosto de 2016, em Curitiba. Na capital do Paraná, os cursos são realizados na parceira Universidade Positivo, com duração de 3 meses e 220 horas. Em Curitiba há vários parceiros, entre eles a Gastronomia Paraná e a ABRASEL PR. 

Como funciona? 

Os alunos recebem aulas técnicas (cozinha, confeitaria, panificação, técnicas de serviço) e teóricas (ética, cidadania, higiene, eco gastronomia), também trabalham em vários eventos na cidade, promovendo um networking e buscando a transformação destes alunos em cidadãos conscientes e empoderados. Em 2016 foram 37 alunos formados e em 2017 a previsão é de 110.

Gastromotiva


Um grupo de restaurantes da cidade contribuem para a realização dos cursos e também para contratação destes alunos, quando formados, são eles: Babilônia Batel, Barolo Trattoria, Bistro do Victor, Bon Vivant Mercado Municipal, Buffet Nova Curitiba, Cantina do Délio, Forneria Copa Cabana, La Varenne, Limoeiro Casas de Comida, Manu, Olimpyc Lanches, Osteria Captolina, Pistache, Quintana Café, Restaurante Girassol de Palmeira, Velho Oriente.

Gastromotiva


Acreditamos que a educação é um dos ingredientes fundamentais para o desenvolvimento social do país e por isso investimos na capacitação de jovens talentos que precisam de oportunidade para crescer.

Gastromotiva

O curso é financiado por empresas, fundações, institutos e indivíduos que acreditam na causa e também por uma rede do mercado gastronômico que apoia a Gastromotiva e recebe os aprendizes depois de formados, nos ajudando a inseri-los no mercado de trabalho.


💚

Que projeto incrível esse, não? São raros os projetos voltados para pessoas que tem dificuldade de ser inserida no mercado de trabalho. O projeto de alguma maneira se conecta com essas pessoas que estão acostumadas a ouvir sempre um NÃO como resposta. A Gastromotiva quebra essa barreira e aproxima as oportunidades para a vida das pessoas, que teriam muitas dificuldades para frequentar uma escola de gastronomia.

Veja o depoimento do Fernando Vujanski que se formou esse ano e já trabalha num renomado restaurante em Curitiba.

"Me formei na primeira turma da Gastromotiva Curitiba e tenho muito orgulho disso. Tinha uma ideia do que é gastronomia, mas me apaixonei mesmo pela área durante as aulas. Logo que me formei fui contratado como auxiliar de cozinha do Restaurante La Varenne que pertence a rede de restaurantes apoiadores. Estou muito feliz. Voltei a estudar e quero crescer nesta área. Recomendo muito o curso"

Ajude esse post a chegar em quem realmente precisa, faça a sua parte!

Inscrições abertas para início em 11/09/17, no site: www.gastromotiva.org

Para saber mais sobre o projeto visite o site: www.gastromotiva.org

Siga o nosso blog nas redes sociais, lá é mais ágil para espalhar a mensagem:

Comentários

Postagens mais visitadas