Teatro-Museu de Salvador Dalí, uma visita virtual
Salvador Dalí – Mito Surreal e seu Teatro-Museu
por Karen Lopes - Insta: @karennl
por Karen Lopes - Insta: @karennl
Ícone maior do surrealismo, Salvador Dalí (1904 – 1989), nasceu e morreu em Figueres – Girona, na Espanha e ganhou notoriedade como um dos maiores artistas surrealistas do mundo a partir dos anos 1930. Além das artes plásticas, também se aventurava nas artes visuais e literária.
Personagem polêmico, tinha fama por suas atitudes teatrais, posições políticas e realizações extravagantes, sempre destinadas a chamar a atenção, o que chegava a aborrecer até os que apreciavam sua arte.
Recentemente o artista voltou a ser notícia, por conta de um processo judicial no qual Pilar Abel Martínez de 61 anos afirma ser sua filha, fruto de uma relação extraconjugal, enquanto estava casado com sua musa inspiradora, Gala.
Para a determinação da paternidade, seu corpo foi exumado para realização de teste de DNA e o resultado está previsto para ser divulgado no início de setembro de 2017...nesse momento estou em agosto, então vamos acompanhar o desfecho desse caso!
Caso prove ser sua filha, Pilar será reconhecida como única filha e poderá receber a bagatela de 25% da herança de Dalí, porém caso o teste seja negativo, terá que arcar com todas as custas do processo...o que não sairia nada baratinho...então esperamos que essa senhora não esteja de zueira, né mores? (peço desculpas desde já pelo uso do termo “né mores”, mas está em voga nos principais blogs da atualidade, portanto não podia faltar aqui)
Também acredito que ela terá direito à entrada gratuita e vitalícia nos museus administrados pela Fundação Gala-Dalí.
Quem quiser bisbilhotar uma notícia espanhola sobre a exumação e ver imagens de Pilar, veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nhql9kZY0iA
O que mais chamou atenção na exumação, na qual foram colhidas amostras de cabelo, unha, dente e osso, foi o fato de seu bigode ainda permanecer intacto após 28 anos de sua morte e ainda permanecer na sua posição clássica de “dez e dez”...ou seja, parece que o morto não se moveu nesse tempo todo.
"O bigode estava na posição clássica, marcando dez horas e dez minutos", disse o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, durante entrevista no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, Girona.
Obviamente esse fato inusitado virou manchete das notícias ao redor do mundo, pois seu bigode era símbolo da sua imagem, que deixou crescer devido a admiração que tinha pelo pintor Diego Velásquez e como ele mesmo dizia, era um elemento indispensável para a carreira artística e funcionavam como antenas que canalizavam um instinto superior ao artista. Abaixo segue um link com uma entrevista falando das piras sobre seu bigode:
Para a exumação, o corpo precisou ser retirado de sua Cripta localizada no Teatro-Museu Dalí, onde o artista está enterrado e, desde sua morte, é possível visitar a catacumba, situada no centro do Museu, que é um destino que vale muito na vida dos apreciadores de suas obras e até mesmo para você que só visita museus quando viaja ao exterior pra postar umas fotos maneiras.
Cripta de Salvador Dalí, localizada no Teatro-Museu Dalí - Figueres
Localizado em Figueres - Girona, cidade próxima a Barcelona, o museu reúne o maior acervo de Salvador Dalí no mundo.
O museu foi idealizado pelo próprio Dalí que iniciou o projeto em 1960 e o inaugurou em 1974. Antigamente, o prédio pertencia ao Teatro Municipal de Figueres que estava em ruínas desde 1939 após ter sido destruído na Guerra Civil Espanhola e tinha muito significado para Dalí, pois morava nas proximidades durante sua infância e foi ali que realizou sua primeira exposição em 1918.
Logo na fachada já nos deparamos com símbolos característicos das obras de Dalí. Ovos, estátuas douradas e pães cravejados por toda a muralha (que conseguiram me deixar na dúvida se eram pãezinhos ou cocozinhos).
Fachada Teatro-Museu Dalí – Figueres
O museu apresenta obras que vão desde pinturas e esculturas até instalações que foram idealizadas por Dalí especificamente para ocupar o espaço do museu.
Além das obras de Dalí, o museu também apresenta obras de artistas que foram convidados a expor no museu e inclui obras da coleção particular de Dali como El Greco, Marià Fortuny, Modest Urgell, Ernest Meissonier, Marcel Duchamp, Gérard Dou y Bouguereau.
Dentre as instalações se destacam a Sala Mae West, Palacio del Viento, el Monumento a Francesc Pujols e el Cadillac lluvioso.
Particularmente a instalação que mais me cativa é a Sala Mae West. Ao entrar na sala, temos elementos que remetem a uma sala de estar, um sofá em formato de boca, lareira em forma de nariz e quadros e na frente há uma escada que você pode subir e olhar através de uma lente de redução que mostra o rosto de uma mulher.
Sala Mae West - Teatro-Museu Dalí – Figuere
Sala Mae West - Teatro-Museu Dalí – Figueres
Outro ápice do museu é um prédio anexo destinado à exposição de joias desenhadas por Dalí. Essas peças possuem valor incalculável e os temas seguem as mesmas linhas de suas pinturas. A execução das joias é do designer de jóias Carlos Alemany.
Essa sala foi inaugurada em 2001 e apresenta 39 joias feitas com ouro e pedras preciosas e alguns desenhos realizados por Dalí.
The Eye of time
Broche Ruby Lips
Corazón latente
A peça “corazón latente” é a que mais gosto...além de sua beleza vibrante, os rubis fazem movimentos simulando o batimento cardíaco. S2.
Para ver essa joia rara em movimento, assista: https://www.youtube.com/watch?v=v0qRDedJ7po
Mas se você ainda não pode fazer uma visita pessoal, no site do museu é possível fazer uma visita virtual com fotos panorâmicas da fachada e algumas salas do museu.
Porém se tiver planos de ir à Barcelona, segue instruções de como chegar:
Endereço: Plaza Gala-Salvador Dalí, 5 - 17600 Figueres - Girona
- Barcelona a Figueres de trem – o trajeto dura cerca de 1h a partir da Estação de Sants ou Passeig de Gràcia. Ao chegar em Figueres caminhada de aproximadamente 15 minuto
Reservas de passagens: http://www.renfe.com/
- Carro: O trajeto de Barcelona até Figueres leva aproximadamente 2 horas e a vantagem desse rolê é apreciar as lindas paisagens da estrada. Também é possível visitar praias que ficam nas redondezas, por exemplo em Cadaqués que fica a 40 minutos de Figueres.
Recomenda-se compra antecipada dos ingressos e os horários de abertura podem variar, então vale a pena consultar o site para mais informações:
Karen Lopes - Instagram: @karennl
Siga o Blog também nas redes sociais clicando nos links abaixo:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/oblogbocabendita/
O Blog no instagram: https://www.instagram.com/bocabendita/?hl=pt-br
Comentários
Postar um comentário