David Lynch e a revolucionária série Twin Peaks!!!

Twin Peaks david lynch

Há algum tempo, tipo nos início dos anos 00', motivado pela admiração ao universo Cult, resolvi alugar (nas quase extintas Vídeo Locadoras) para assistir em DVD a primeira versão da série dos anos 90' TWIN PEAKS de um dos diretores mais insanos (no melhor sentido), da minha geração. David Lynch!

Quando exibida a série foi um sucesso absoluto. A equação de Lynch não falhava: personagens bizarros + suspense + drama + comédia + ação = sucesso!

Naquela época, preconceituosamente considerava os seriados apenas novelas americanas preocupadas com a comercialização em vídeo, com narrativas intermináveis e pouco ou nenhum tempero artístico que valesse a pena. dava pra sentir o tédio dos atores em cena de longe, enfim... não botava fé artística nelas, devo confessar! Mas hoje, tudo mudou, óbvio.

DE VOLTA AOS ANOS 90'



Twin Peaks

Quando descobri que David Lynch havia criado e dirigido um seriado com duas temporadas: a primeira com 7 episódios e a segunda com 22, foi aí que despertou uma curiosidade de me arriscar nessas mídias. 

Pensei: mais uma vez Lynch quebrando padrões! Preciso assistir! Agora valia a pena!
Não era qualquer locadora, obviamente, que tinha a obra disponível. mesmo sendo uma série comercial, mas eu achei!
Estava num momento muito David Lynch da minha vida. Estava apaixonado pelos seus filmes (entre eles, meus preferidos: Coração Selvagem, Cidade dos Sonhos). Pois realmente haviam revirado minhas gavetas pessoais. 

Pensamentos comuns a quem assiste um filme de Lynch:



"Que jeito phoda de contar uma história...
Nossa, que atmosfera incrível...
Uau... quanto poesia nas imagens...
Que merda está acontecendo agora?
Gente, quanto subtexto nessas cenas incríveis...
Me perdi, mas que cena linda.
Quanta paixão nesses personagens..."

E quanto mais as pessoas e eu não entendiamos seus filmes, sem pelo menos uma pesquisa póstuma, ou não sabiam quem era David Lynch, mais eu ficava fascinado e me sentia muito privilegiado em ter contato com sua obra, Lynch fez com que eu passasse a respeitar os seriados como narrativas artísticas, pois, mesmo que você não captasse realmente o que ele estava querendo dizer diretamente, você entendia de alguma maneira torta, reverberava em algum lugar aqui dentro e passava a fazer sentido de alguma maneira. Como em qualquer obra surrealista!!!!

Recentemente, a ShowTime (Canal Americano) lançou a continuação, OU SEJA, 26 (VINTE E SEIS) anos depois TWIN PEAKS: THE RETURN (carinhosamente apelidada pelos fãs) é lançada a terceira temporada, não é maravilhoso?

E claro que está disponível também na NETFLIX!


Twin peaks


Ainda não assisti, vou começar hoje e assim que eu terminar escrevo a minha impressão sobre ela. 
Mas já dou um spoiler: eu vou gostar.

Comentários

Postagens mais visitadas