Triz, o fenômeno do rap nacional chegou com o pé na porta.

Elevação Mental - A luta pra ser quem você é.



Triz, rapper nacional, chega na cena musical transbordando talento e sensibilidade com fraseados poderosos, sinceridade real e um vocal delicioso. Me fez ter ainda mais orgulho do rap nacional. Elevação Mental é engajada e em vários momentos arranca arrepios com a mensagem e o tamanho de sua importância nos dias atuais! A música já estava fazendo sucesso nas redes sociais com um vídeo caseiro (veja aqui) aí um cineasta resolveu fazer uma obra de arte com ele. Triz é um fenômeno e tenho a sensação de que vai fazer um rebuliço daqui pra frente na vida dos reacionários  e dos cuidadores da vida alheia. Tenho certeza que elx vai ficar por aqui por bastante tempo, dúvida?


Triz chegou tirando a casca da ferida. Procura defender sua causa e expõe todo o preconceito que alguns lutam para quebrar e outros fazem questão de alimentar. Acho que a gente carrega esse vício cultural de virar os olhos e franzir a testa para o desconhecido, para tudo aquilo que foge aos padrões  estéticos e comerciais mas no espetacular vídeo que é dirigido, produzido e montado pelo cineasta Cesar Grananian fica fácil entender o recado para os preconceituosos e preocupados com o cu alheio:

"Primeiramente, você não está na minha mente/ Segundamente, seu raciocínio é deprimente/ O que você acha de mim, não importa irmão/ Diferente de você, eu tenho educação"  Triz.

Triz se define como uma pessoa de gênero neutro, ou seja, não se identifica sendo mulher nem sendo homem. Não entendeu nada? Relaxa, nem precisa. É mais simples do que parece. Você, no caso, só precisa respeitar, e isso já ajuda bastante a causa toda. No seu videoclip, elx consegue nos colocar superficialmente em sua pele, e levanta alguns questionamentos mais profundos.

Já imaginou se todo dia tivesse que pedir respeito para poder existir? Se além de correr atrás dos seus objetivos, ainda tivesse que repetir: ME RESPEITE como um mantra e tivesse que provar o tempo todo que é um individuo que não tem a intenção de fazer mal a ninguém e que quer apenas ser respeitadx na fila do pão? 

Já imaginou se todo dia ao sair de casa as pessoas apontassem e rissem de você? Atirassem pedras, ameaçassem, perseguissem e lhe agredissem pelo simples fato de andar na rua usando uma roupa com a qual se identifica e se sente confortável? Você não quer provocar, você não quer ofender, você quer apenas ser... mas não consegue. É delicado fazer suposições sob a pele de outra pessoa, mas é possível utilizar nosso poder de EMPATIA e se solidarizar, defender a causa e lutar junto sim. 

Como disse Triz em seu rap "... o Brasil é o país que mais mata pessoas trans" e isso é triste demais, os verdadeiros vilões estão vestindo pele de cordeiro é preciso estar atento sempre.  

Existe hoje um movimento muito importante de apoio e reconhecimento das pessoas trans, mesmo com essa forte onda conservadora varrendo o mundo, e é muito feliz encontrar esse tipo de discurso em um trabalho com essa qualidade, mais feliz ainda é ver o fenômeno do pop acontecer e passar uma mensagem tão importante atingindo tanta gente: RESPEITO

Você consegue perceber que estamos vivendo um momento de fissura de alguns conceitos morais? 
Que bom né? Acho patética a ingenuidade dos conservadores em achar que as pessoas irão deixar de ser quem quiserem ser em pleno 2017. Qual é o problema dessa gente? 

Elevação mental da Triz explica: aceita que dói menos.

Bravo Triz!

Comentários

  1. Ja passou da hora dessa música ser lançada num LP, isso precisa ser eternizado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas